segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Indpendent Air 1851 Boeing 707 331B - 20 Anos!!!


No passado dia 8 de Fevereiro, fez 20 Anos desde da tragédia do dia 8 de Fevereiro de 1989 ocorrida no Pico Alto de Santa Maria.
(Mais fotos em: http://www.azoresairphotos.com/)

Descrição do Acidente:
No dia 8 de Fevereiro de 1989 (por volta das 14h.) durante a aproximação ao Aeroporto Internacional de Santa Maria (LPAZ), um avião do tipo Boeing 707 331B da Independent Air, despenhou-se na Serra do Pico Alto em Santa Maria, Açores, Portugal. Vitimando 137 passageiros e 7 membros da tripulação, provocando um total de 144 vítimas sem que existissem sobreviventes, é actualmente o maior desastre aereo em Portugal.


Curiosidades:

-Não ocorreu deflagração de incêndio após o impacto, devido à pequena quantidade de combustível que existia no deposito do avião e devido às características da florestação existente no Pico Alto;
- O impacto com o Pico Alto não ocorreu na zona de maior Altitude da Serra;
- A maioria das Vitimas eram Italianas e deslocavam-se em férias para Punta Cana;
- A Independent Air, na sequencia do acidente e dos prejuízos económicos e de imagem que dele resultaram, viria a falir em 1990;
- Durante 6 meses o acesso ao pico alto esteve restringido;
- A identificação dos corpos foi posta de lado, após ser feita aos primeiros cadáveres devido às dificuldades logísticas e devido ao estado físico dos corpos;
- As equipas de intervenção eram compostas por agentes de protecção civil de várias ilhas, em conjunto com funcionários da empresa ANA,SA, funcionários de organismos públicos e ainda por populares que se voluntariaram.


Na sequencia de um trabalho académico a Corisco Produções com o auxilio do JAMB, realizou um video video com as ultimas comunicações do acidente.


Video elaborado para a disciplina de Estudo e Investigação de Ocorrências da Licenciatura de Protecção Civil - ESACB.

As comunicações foram retiradas do Relatório da Flight Safety Foundation(Capt. Thomas A. Duke). A duranção das conversações está resumida a cerca de 6min, em tempo real teriam 26min. As comunicações relatam a manobra de aproximação do Boieng 707 331B ao Aeroporto Internacional de Santa Maria (LAPZ). São várias as causas humanas indicadas como responsaveis pelo acidente.





Desde já pedimos desculpas pela falta de legendas mas por motivos técnicos não nos foi possivel incorporar as legendas do filme.Quem tiver algum aspecto acerca deste acidente, e queira partilhar, força!!! Temos todo o gosto em aceitar os vossos comentários!



Sem comentários: