domingo, 6 de julho de 2008

SATA Rallye dos Açores- Diário, Dia I


Quinta-Feira 3 de Julho

Primeiro dia de estrada propriamente dito… Um dia cinzento e com períodos de chuva pela manha, mas apresentando algum sol no final de tarde. De manha bem cedo realizaram-se as verificações técnicas e o ansiado contacto com as maquinas pela primeira vez na Prova Teste (Shakedown) da Candelária, no qual foi possível ver que o principal candidato a vitoria final seria Bruno Magalhães pelo seu andamento muito forte, sendo que não seria de descartar a luta de Xavi Pons, Fernado Peres e Garcia Ojeda.
Por volta das 19horas iniciou-se a “luta” das máquinas e pilotos, na Super Especial do Grupo Marques. Uma enchente de milhares de pessoas, na qual estava a equipa da Corisco Produções e onde se assistiu a um espectáculo digno de uma prova do WRC!!! Dois concorrentes em simultâneo disputavam entre si quem era o mais rápido num troço de 1,7km feito propositadamente pela empresa do engenheiro Primitivo Marques na sua pedreira o que possibilitou momentos de grande espectáculo aos milhares de pessoas que deslocaram à Ribeira Grande… Na plateia ouvia-se alguns comentários de quem estava menos atento ás lides do desporto automóvel, no entanto todos foram unânimes ao considerar como mais espectaculares os pilotos Bernardo Sousa e Albert Llovera que travou uma luta titânica com Pedro Font, outro piloto espanhol das Baleares, ganhando assim sobre a linha da meta (diferença de 0,6 milésimos de segundo) o Fiat S2000 ao Mitsubishi Lancer Evo IX, mesmo cometendo um pequeno erro devido ao espectacular e vistoso andamento do piloto paraplégico, levando assim ao rubro os espectadores. Era o iniciar de uma relação de grande simpatia entre Llovera e o público. O próprio dizia a uma cadeia espanhola de televisão, se as pessoas vêm ver o rali é porque querem e merecem ver espectáculo e foi isso que fez junto com o seu navegador Diego Vallejo…
Fazendo valer da sua experiência Xavi Pons venceu a Super Especial seguido de Fernando Peres e do espetacular jovem Yeray Lemes, 2º e 3º respectivamente.

Sem comentários: